O Facebook retirou a publicação baseada no estudo da Nature que analisava o aumento de emergências cardiovasculares na população com menos de 40 anos após a vacinação, em Israel, da página pessoal do diretor do The Blind Spot.
A publicação que basicamente apresenta os dados do estudo revisto e publicado pela revista Nature e transcreve citações das conclusões dos autores, foi colocada na página do Facebook do The Blind Spot, sem ter sido retirada, mas posteriormente, outras pessoas tentaram partilhar a publicação, sem sucesso.
No caso do diretor do The Blind Spot, Nuno Machado, o mesmo tentou publicar na sua página pessoal o post que tem como título – “Aumento de emergências cardiovasculares na população com menos de 40 anos após a vacinação em Israel” e cita o estudo publicado na Nature logo no primeiro parágrafo.
A publicação foi bloqueada pelo Fact-Checker do Facebook, que, sem especificar o que em concreto levou à censura, apresentou o seguinte alerta:
– “A tua publicação desrespeita os nossos padrões da comunidade sobre informações incorretas que podem causar danos físicos”, seguido de outras indicações que pode ver abaixo na imagem:
Após a notificação de que ninguém poderá ver a publicação, o Facebook avançou ainda com a informação de que devido à falta de revisores, não poderia analisar a contestação.
A revista científica britânica Nature já foi classificada como a mais citada do mundo e é amplamente considerada uma das poucas revistas académicas que publica pesquisas originais em ampla gama de campos científicos.
Leia também o artigo “BMJ denuncia política de censura dos fact-checkers do Facebook”.