Skip to content

FDA (EUA): Testes de anticorpos não servem para avaliar imunidade

A FDA (Agência de saúde pública dos Estados Unidos) desaconselha o recurso aos testes de anti-corpos para avaliar a imunidade à Covid-19.

No seu próprio site é citado Tim Stenzel, responsável da organização.

“A FDA está a recordar ao público as limitações dos anticorpos COVID-19, ou serologia, testes e recomendações adicionais sobre a utilização de testes de anticorpos em pessoas que receberam uma vacina COVID-19.”

Deste modo, a FDA apesar de reconhecer a sua importância, desaconselha o recurso a este tipo de testes principalmente por pessoas vacinadas.

“… os testes de anticorpos não devem ser utilizados para determinar a imunidade ou a proteção contra a COVID-19 em qualquer momento, especialmente depois de uma pessoa ter sido vacinada covid-19.”

Umas das justificações referidas é de que:

“As vacinas autorizadas para a prevenção da COVID-19 induzem anticorpos a alvos específicos de proteínas virais; Os resultados dos testes de anticorpos pós-vacinação serão negativos em indivíduos sem histórico de infeção natural anterior se o teste utilizado não detetar o tipo de anticorpos induzidos pela vacina.”

Em Portugal vários laboratórios, hospitais e clínicas disponibilizam este tipo de testes e a DGS reconhece que os testes serológicos “avaliam a resposta imunológica à infeção”.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.