Skip to content

Estudo Alemanha: Recolher obrigatório noturno pode ajudar a propagar a doença

Quando as pessoas não entendem o recolher obrigatório noturno, a sua introdução pode aumentar a propagação da Covid-19.

A conclusão é de um estudo realizado na Alemanha e agora publicado.

A experiência foi feita na Alemanha, em Abril de 2021. Os objetivos eram investigar a perceção pública do recolher obrigatório noturno e possíveis efeitos nos comportamentos de contacto.

Resultados

A maioria dos participantes considerou o recolher obrigatório noturno ineficaz.

A sua introdução não afetou as intenções de reduzir os contactos privados. Ao invés, provocou dois tipos de reação: (1) a violarem as horas de recolher ou (2) a deslocarem um (eventual) jantar para um horário mais precoce, em vez de o cancelarem.

Outro resultado interessante foi que os indivíduos mais jovens consideraram a medida como menos eficaz.

Os autores consideram esse dado, como uma grande limitação:

“Como a idade mais jovem está possivelmente relacionada com mais atividades noturnas, este resultado aponta para um grande problema do recolher obrigatório noturno: eles são menos aceites e provavelmente menos seguidos por aqueles cujo comportamento de contacto deve ser afetado.”

Conclusões

Para os autores as conclusões são evidentes:

“A introdução de um hipotético recolher noturno não afetou a intenção de reduzir os contactos privados.”

“Em primeiro lugar, os resultados indicam que a introdução do recolher noturno pode provocar uma forte reação entre aqueles que consideram o recolher ineficaz (o que a maioria dos participantes fez).”

Relembram mesmo pesquisas anteriores, em que “indivíduos cuja liberdade foi restringida estão motivados a se envolver no comportamento proscrito (Steindl et al., 2015)”

“Em segundo lugar, o facto de muitos terem dito que iriam mudar a reunião do jantar para um horário anterior indica o desejo de aderir ao recolher obrigatório sem limitar os contactos privados.”

“Isto sugere que o recolher obrigatório noturno não só é ineficaz para a redução de contactos como pode aumentar a densidade de contacto no início do dia (Dimeglio et al., 2021). Por uma série de razões, isto aumenta o risco de transmissão.”

Limitações

Os investigadores reconhecem algumas limitações do estudo.

Um deles é o facto de não terem sido utilizados controlos de manipulação. Consideram, no entanto, que “os efeitos significativos na reação indicam que a manipulação estava a funcionar”.

Referem também que o cenário fictício e a avaliação da intenção de contacto podem não capturar perfeitamente o comportamento de contacto durante o recolher obrigatório.

“Como é provável que os indivíduos fintem aderir ao recolher obrigatório noturno por razões legais ou sociais, os nossos resultados devem ser considerados uma estimativa conservadora.”

Por último, salientam que vários fatores podem interferir com os efeitos desta medida, pelo que os resultados do estudo não podem ser diretamente extrapolados para outros contextos ou detalhes de implementação.

Enquadramento

O recolher obrigatório noturno foi implementado em muitos países como forma de controlar a pandemia, entre os quais França, Alemanha, Espanha ou Portugal.

Gostou deste artigo? Apoie-nos no Patreon!

Comentários

Sem comentários ainda. Adicione o seu abaixo!


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreva-se na nossa newsletter