Skip to content

Estudo Nature: Encerramento de escolas no Japão sem efeito na propagação da Covid-19

Após análise do impacto do encerramento das escolas no Japão, estudo conclui que medida não contribuiu para a descida do número de casos de infeção Covid-19.

Em todo o mundo, foram encerradas várias escolas, sendo esta uma medida justificada por supostamente reduzir o número de casos de Covid-19.

Estudantes passaram a frequentar aulas online, com o principal objetivo de manter o distanciamento social dos seus colegas e consequentemente reduzir a probabilidade de propagar o vírus SARS-CoV-2.

Porém, vários especialistas não defenderam a medida e salientaram que a mesma não teria qualquer impacto no número de casos de Covid-19.

Escolas no Japão

O Japão, tal como Portugal e outros países também avançou com a medida de fecho das escolas na primavera de 2020.

Após a tomada desta decisão e das escolas voltarem a abrir, um estudo realizado no Japão analisou o impacto do fecho das escolas na descida ou subida do registo de casos de Covid-19.

No estudo, o efeito causal do encerramento de escolas na redução da propagação da Covid-19 foi medido com base em dados do Japão, onde alguns municípios encerraram as escolas, enquanto outros não o fizeram.

No Japão, o encerramento das escolas teve início a 2 de março de 2020.

Encerramento e número de casos

Os investigadores analisaram o grau em que os encerramentos de escolas alteraram o número de casos de Covid-19, nos municípios que efetivamente encerraram as suas escolas. Esta análise foi feita em comparação com o número de casos que esses mesmos municípios teriam se as suas escolas estivessem abertas.

O eixo vertical representa o número médio de casos confirmados por 100.000 residentes. As linhas preta e vermelha correspondem aos resultados médios dos municípios tratados (escolas fechadas) e controlados (escolas abertas), respetivamente, e no eixo horizontal (x) – as respetivas datas

Resultados

A análise do efeito do encerramento de escolas sobre a propagação da Covid-19 foi feita, a partir de métodos de correspondência. Os resultados sugerem que o efeito do encerramento de escolas em casos de Covid-19 no Japão no início de 2020 não é significativamente diferente de zero.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.