Skip to content

China: habitantes de Xangai desesperados gritam nas janelas

A política seguida pelas autoridades chinesas na cidade de Xangai está a levar a população ao desespero. Apesar dos apelos à obediência por parte das autoridades, circulam inúmeras filmagens de violência extrema, atos de revolta da população e pessoas que se suicidam, atirando-se das janelas.

O governo chinês tem tentado controlar muitos desses vídeos e imagens, mas alguns têm sido partilhados. Neles têm  surgido pessoas a gritar nas janelas a pedir alimentos  e medicamentos porque estão proibidas de sair de casa.

Nas redes sociais circulam vídeos de animais a serem abatidos (atenção, imagens que podem ferir a suscetibilidade) em público com receio que possam transportar e transmitir o vírus. 

Crianças são separadas dos pais que testam positivo e são isoladas em centros de quarentena. Também suicídios  têm sido relatados por agências noticiosas internacionais bem como através das redes sociais

Apesar de implementarem medidas draconianas na tentativa de supressão do vírus, os casos têm aumentado, tendo já atingido, segundo as autoridades, o recorde na cidade de Xangai i com 21.000 novos casos de Covid.

Embora a situação esteja a piorar, o Governo quer manter a política de “zero casos”. Segundo o porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros as medidas “são eficazes” e sustentam-se  na “ciência baseada na evidência (…)”

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.