Skip to content

Testagem massiva em Pequim levanta receios de novo confinamento

De acordo com a agência de notícias AFP, Pequim avançou recentemente com testes de Covid em massa para quase todos os seus residentes – 21 milhões, após um novo surto da variante Ómicron. 

A capital chinesa foi atingida por um novo surto da variante Ómicron. Diante desta situação, de acordo com a agência de notícias AFP, à medida que aumentou o receio de que Pequim pudesse ser colocada sob um estrito encerramento como Xangai, as autoridades decidiram avançar com testes de Covid em massa para quase todos os habitantes da cidade, que são no total 21 milhões. 

Após a deteção de dezenas de casos na cidade de Pequim, nos últimos dias, as autoridades ordenaram que os habitantes em 12 distritos centrais que representam a maior parte da população fossem submetidos a três rondas de testes PCR.

Pânico e receio de lockdown

Quando a informação da ordem de testagem foi transmitida nos meios de comunicação social, várias pessoas entraram em pânico e procuram fazer compras nos supermercados, com receio que acontecesse o mesmo que em Xangai onde houve uma escassez de mantimentos.

Os residentes de Pequim disseram à AFP que temiam uma repetição do súbito encerramento em Xangai, onde as pessoas têm lutado para obter alimentos e cuidados médicos em condições não convencionais.

O distrito mais populoso da capital, Chaoyang, foi o primeiro a encomendar os testes e várias pessoas já esperam em longas filas para serem testadas.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.