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Investigação Gates: 155 milhões de dólares doados ao jornalismo em menos de 12 anos

A fundação Bill & Melinda Gates fez 188 doações a 94 entidades jornalísticas, nos últimos 11 anos e meio. No total despendeu cerca de 155 milhões de dólares. Grande parte desse apoio vai para organizações, também elas sem fins lucrativos, mas que exercem enorme influência nos media e nos profissionais de jornalismo em geral.

Apesar da Fundação Gates apoiar diretamente grandes multinacionais da comunicação social, grande parte da sua estratégia de investimento nesta área passa por outro tipo de entidades. Deste modo consegue impactar, ainda mais, num conjunto muito variado de dimensões, como na formação de jornalistas ou no tipo de cobertura feito em temas específicos.

Excluindo os grandes media mundiais, os centros de jornalismo internacional e europeu são as organizações mais apoiadas pela fundação, tendo recebido mais de 31 milhões e 22 doações no total, desde 2009.

Fontes: Gates foundation: Doações comprometidas / Foundation maps

Exploremos, como exemplo, as duas instituições mais apoiadas.

International Center for Journalists

O Centro Internacional de Jornalismo, entre outras funções, produz conteúdo e atribui vários tipos de apoio financeiro. Constitui uma rede global que forma e põe em contacto jornalistas de todo o mundo.

A sua importância, a nível mundial, pode ser exemplificada com o impacto que tiveram na abordagem à pandemia

Apenas nesse programa, reuniram perto de 13.000 jornalistas, de 134 países, com peritos que lhes deram orientações sobre como abordar a cobertura da pandemia.

A informação foi transmitida em cinco línguas (árabe, inglês, francês, espanhol e português) e foi criada “uma comunidade ansiosa para ajudar uns aos outros a combater a desinformação, os dados de acesso e a fornecer conselhos sobre tudo, desde precauções de segurança até ao envolvimento do público”.  

Foram organizados mais de 260 webinars e formações, produzidos cerca de 1.200 recursos relacionados com o COVID-19 em oito línguas, com quase meio milhão de visualizações na Rede Internacional de Jornalistas (IJNet).

Essas ações recorreram ao conselho de especialistas de universidades, muitas delas, também substancialmente financiadas pela Fundação Bill e Meinda Gates ao longo dos últimos anos. 

Centro Europeu de jornalismo

O Centro Europeu de Jornalismo tem como principais atividades, programas de desenvolvimento e de formação de jornalistas, bem como a atribuição de donativos.

Existem vários programas de doações, com tópicos como: a luta contra a “desinformação”, de aceleração da “ligação” com os consumidores ou de saúde global. A Fundação Gates é a parceira no programa “Innovation in Development Reporting Grants”. 

O projeto atribuiu um valor superior a 4 milhões de euros a mais de 140 projetos, envolveu 365 financiados e teve, como parceiros, 230 órgãos de comunicação social. Segundo o próprio Centro, o projeto teve um impacto em milhões de leitores de França, da Alemanha, dos Países Baixos, da Suécia, de Itália, de Espanha e do Reino Unido.

Outras organizações apoiadas

Apenas com a descrição “jornalismo, notícias e informação” é possível identificar (desde 2009) 188 doações, com um valor total superior a 154,5 milhões de dólares e envolvendo 94 beneficiários.

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

Fontes: Foundation maps

Como vimos antes, a Fundação atribui doações, de forma direta, a grande parte dos maiores media mundiais. Para além desses, apoia um variado tipo instituições, também elas com um enorme impacto junto de milhares de órgãos de comunicação social, de jornalistas e, em última análise, nos consumidores de informação.

Como já vimos, com os dois exemplos anteriores, estas organizações desempenham outras funções, entre elas: 

– Formação de jornalistas;

– Treino de jornalistas (por exemplo, para fazerem fact-check);

– Criação de programas;

– Apoio, através de donativos ou bolsas, órgão de comunicação social ou jornalista diretamente;

– Promoção da associação de jornalistas, de diferentes origens, em torno de projetos ou de abordagens alinhadas;

– Produzem (e distribuem) conteúdos vários.

Caracterização das entidades apoiadas pela Fundação

As atividades apoiadas pela fundação têm algumas características particulares.

*Orientação político-ideológica

A grande maioria das organizações têm um discurso conotado marcadamente com a “esquerda” do espectro político. Mais concretamente, são variadas as alusões, mesmo na sua descrição, a uma agenda dita “progressista” e a um discurso típico dessa orientação ideológica.

*Jornalismo narrativo

Tendem igualmente a representar um jornalismo mais narrativo e com recurso assumido à exploração de histórias individuais ou de acontecimentos, nomeadamente recorrendo a técnicas de Storytelling.

*Ativismo social

Algumas destas organizações defendem, de forma aberta, que a sua atuação deve ser ativa e promover a apresentação de soluções, não desempenhando apenas o papel tradicional do jornalismo.

Ideias finais 

De uma forma objetiva, é possível concluir que o apoio ao jornalismo, através da fundação, é uma estratégia fundamental para que a agenda de Bill Gates possa ser implementada. Isto, independentemente da apreciação, mais positiva ou negativa, dos seus objetivos ou das consequências práticas decorrentes.

O facto de existir um grande alinhamento entre o financiador e o financiado, não permite concluir que isso acontece apenas devido ao financiamento recebido da fundação. É normal que os apoios que são dados pretendam reforçar, e fazer crescer, entidades que possuem os mesmos objetivos e ideias. Além disso, ele não é o único doador de muitas destas instituições.

No entanto, apesar de ser impossível dizer como seria o jornalismo de hoje, sem a sua influência, é possível perceber que essa influência existe. O investimento no jornalismo é feito, há mais de dez anos e de forma consistente, nas áreas em que Bill Gates mais aposta, e em que tem fortes convicções pessoais, como em alguns temas relacionadas com a saúde. Além disso, existem programas específicos com grande impacto suportados pela fundação.

Apesar da fundação não ser a única a exercer influência, nem sequer a nível de financiamento, pode dar uma pista para perceber o fenómeno da atual uniformização da cobertura de vários temas na comunicação social.

Nos próximos artigos vamos nos centrar nas relações específicas com alguns media e no seu apoio a outras instituições, também elas determinantes nas políticas seguidas e na perceção popular.

Relacionados: https://theblindspot.pt//2022/07/04/investigacao-fundacao-gates-doacoes-para-grandes-empresas-de-media/

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