Skip to content

Mortalidade por cancro dispara no Reino Unido

Dados oficiais indicam que, em menos de três meses, morreram mais 900 pessoas que o esperado de cancro. A quebra de diagnósticos devido a medidas anticovid e a atual crise do sistema de saúde estão entre as causas apontadas.

Segundo noticía o The Telegraph, os especialistas receiam que o custo da pandemia de cancro comece a tornar-se aparente à medida que novas estatísticas revelam que centenas de pessoas a mais do que o previsto estão a morrer da doença todos os meses em Inglaterra.

Caridades e profissionais de saúde estão a instigar o governo a tomar medidas, afirmando que a falha de diagnósticos durante o encerramento pode ser uma razão contributiva e que a actual crise do SNS está a exacerbar a questão.

De acordo com o Office for Health Improvement and Disparities (OHID), houve cerca de 900 mais mortes relacionadas com o cancro desde o início de setembro do que seria típico nesta altura do ano.

Na semana mais mortífera, registaram-se cerca de 230 mortes a mais.

As doenças cardíacas e as mortes relacionadas com a diabetes têm vindo a aumentar desde a Primavera, mas só nas últimas semanas é que o número de mortes por cancro ultrapassou a média de cinco anos.

Para além do aumento do custo de vida e do afluxo de migrantes que viajam através do Canal em pequenas embarcações, o Primeiro-Ministro fez da resolução da questão dos cuidados de saúde um dos seus principais objectivos.

Com 7,1 milhões de pacientes em listas de espera, estes já atingiram o seu máximo histórico, e espera-se que a tendência se mantenha pelo menos até 2024.

Novos recordes de encaminhamentos urgentes de cancro

De acordo com os dados mais recentes do Office for National Statistics (ONS), apenas 27% (418) das 1.517 mortes extra na semana que terminou a 4 de novembro foram causadas pela covid.

De acordo com dados oficiais, 38.000 menos indivíduos em Inglaterra receberam um diagnóstico de cancro em 2020, um decréscimo de 12% em relação ao ano anterior e, desde o início da pandemia, pelo menos 22.000 pessoas a menos do que o previsto receberam tratamento contra o cancro.

Or outro lado, os mais de 255.000 casos de encaminhamento urgente de cancro este Verão – acima dos 190.369 casos em fevereiro de 2020 – representam máximos históricos.

“A realidade trágica é que o atraso do cancro é o mais mortal e mais urgente de todos e a incapacidade de o combater será medido em excesso de mortes por cancro nos anos vindouros”, disse Pat Price, presidente da Radioterapia no Reino Unido.

“Há uma frustração até ao ponto de desespero entre os meus colegas clínicos porque não precisa de ser assim.”

Taxas de sobrevivência ao cancro na Europa entre as mais baixas

Por medo de sobrecarregar o SNS, muitos doentes permaneceram em silêncio durante toda a epidemia, enquanto a outros foi negado o acesso aos cuidados de saúde, uma vez que a covid se tornou o foco do sistema de saúde.

O Dr. Charles Levison, CEO do DoctorCall disse: “As mortes por excesso de cancro não eram imediatamente esperadas na sequência de atrasos ao longo do lockdowns devido à natureza da doença, mas claramente dezenas de milhares de pessoas que faltaram ao seu diagnóstico de cancro resultariam sempre em excesso de mortes – preocupa-me que isto esteja agora a começar a aparecer.”

“Tivemos vários pacientes que se atrasaram por várias razões durante o lockdown. Isso levou a uma fase mais avançada do desenvolvimento do cancro, com as complicações associadas. Os resultados agravados são inevitáveis e tragicamente resultarão em mortes.”

Como resultado da perturbação da covid-19, Melanie Sturtevant, directora-associada de Política, Evidência e Influência no Cancro Materno, advertiu que, em 2020, foram diagnosticados 8.200 casos de cancro mamário a menos em Inglaterra em comparação com o ano anterior (um decréscimo de 21%).

 Também o oncologista Karol Skilora chamou ao atraso no tratamento do cancro e à falta de diagnóstico uma “catástrofe total“.

O jornalismo independente precisa da sua ajuda >> https://theblindspot.pt/assinaturas/

Assine o The Blind Spot Premium até 27 de novembro e receba, entre outras vantagens, o ebook “Covid-19: A Grande Distorção- vol 1

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.