Skip to content

Investigação TBS: Notícia da condenação dos Médicos pela Verdade é falsa

Todos os grandes media nacionais difundiram a notícia da condenação da Associação Médicos pela Verdade ao pagamento de uma coima por violação do princípio do rigor científico. No entanto, a ERS confirma agora que o processo está em análise. Após a intimação de uma participação criminal, a ERS eliminou a página do seu site que suportou essas notícias.

Fonte: Vários órgãos de comunicação social

O The Blind Spot solicitou a informação de todo o processo da ERS relativo à Associação Médicos pela Verdade. Após o preenchimento dos requerimentos necessários, e de um pedido para o prazo ser prorrogado por parte da ERS pelo nosso representante legal, o advogado João Pedro César Machado, estabeleceu nova data máxima de disponibilização da informação antes que fosse intentado um processo administrativo. Prazo esse que foi cumprido.

Na sequência da troca de informações, o nosso advogado foi contactado por uma responsável da ERS que o informou de que as notícias veiculadas na comunicação social não eram verdadeiras e de que o processo estaria ainda na fase de análise.

No entanto, essas informações são contraditórias com o que constava no seu site, em que estava bem explicito que teria existido já uma condenação e de que uma coima de 15 mil euros estaria em execução.

Fonte: Imagem de arquivo (site ERS)

Deste modo, através do nosso advogado foi dado um prazo de 48 horas para que essa informação, aparentemente falsa, fosse retirada do site da ERS, sob a pena de participação criminal contra os seus dirigentes.

Dentro do prazo, a ERS eliminou essa página do seu site e respondeu-nos que irá analisar mais informação antes de tomar a ”competente decisão”.

Fonte: ERS/Contraordenação Associação Médicos pela Verdade

Nota: O último parágrafo sobre a criação/extinção da associação, em que era dito que associação havia sido extinta, foi eliminado dado existirem informações contraditórias sobre o assunto.

Ver também:

Investigação TBS: Processo contra Médicos pela Verdade – ERS não revela evidência científica consultada

Investigação TBS: Ministério da Saúde não indica entidades responsáveis por indemnizar vítimas de reações adversas

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.