Skip to content

Ex-ministro da Saúde: Gestão da pandemia provocou “espiral de cancros” e aumento de mortes por enfarte

Adalberto Campos Fernandes defendeu a realização de uma avaliação independente sobre a gestão de pandemia de covid, que considerou ter sido “um desastre”. O antigo ministro da Saúde responsabilizou as decisões tomadas por “doenças crónicas por resolver” e acréscimo de mortalidade.

Segundo reporta a agência Lusa, Adalberto Campos Fernandes afirmou que “a gestão da pandemia em Portugal foi um desastre” e que é necessário refletir e avaliar a resposta nacional à covid.

O ex-ministro apontou várias consequências desastrosas das políticas seguidas, como o encerramento dos centros de saúde, salientando as “doenças crónicas [que ficaram] por resolver e até o acréscimo de morte por enfarte agudo do miocárdio e por doenças cardiovasculares”.

“Não confundamos a logística vacinal e distribuição de vacinas nos pavilhões gimnodesportivos e o trabalho notável de 30 mil enfermeiros que, sem dormir, estiveram dias a fio a administrar vacinas, com aquilo que foi o encerramento dos centros de saúde, uma espiral de cancros por diagnosticar”

Pedido de uma avaliação independente à gestão da Pandemia

Adalberto Campos Fernandes defendeu, ainda, que o país “ganharia muito em haver uma avaliação independente, em retrospetiva, sobre o que se passou na pandemia”.

Justificou a sua posição salientando que:

“Não devemos negar a realidade, mesmo que sejamos parte ativa dos erros que foram cometidos”

As declarações do ministro foram feitas em Coimbra, num encontro promovido pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), a propósito do livro “Municípios e Saúde – Entre as lições da covid-19 e os desafios da descentralização”.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.