Skip to content

Canal americano assume “censura preventiva” a Trump após vitória eleitoral

O canal MSNBC assumiu censurar preventivamente a declaração de vitória de Donald Trump nas primeiras primárias Republicanas com a justificação de assumir que o candidato iria mentir. Ironicamente, quem deu o anúncio foi Rachel Maddow que, nesse mesmo canal, difundiu informações comprovadamente falsas, nomeadamente, dizendo que a vacina covid pararia a transmissão e insistindo na teoria, entretanto desmontada, de conluio entre Trump e a Rússia. Também a CNN cortou as declarações de Trump logo no início e apenas passou o discurso do segundo classificado.

O MSNBC, um dos mais conhecidos canais americanos de televisão, recusou passar o discurso de Donald Trump, após a sua vitória nas primárias do partido conservador no estado de Idaho.

Fê-lo pela voz de Rachel Maddow, que justificou a decisão pelo “custo de um órgão de comunicação transmitir coisas sabendo que são falsas”.

Historial de Informações falsas de Rachel Maddow

Curiosamente, a cara da MSNBC, que justificou a censura do candidato republicano com a certeza de que ele iria mentir, é a mesma que já transmitiu informações falsas em inúmeras ocasiões aos telespetadores desse mesmo canal.

Aquando da crise covid, Meddow ficou conhecida por inúmeras declarações falsas sobre a vacinação. A mais conhecida foi a sua afirmação taxativa de que “o vírus pára com todas as pessoas vacinadas”, algo sem qualquer confirmação na altura e que se revelou completamente falso e enganoso.

Mas Maddow, que foi radicalmente favorável a medidas extremas aquando da crise covid, difundiu outras informações enganosas ou falsas. Um desses exemplos foi quando ajudou a difundir a notícia falsa de que os hospitais estavam sobrelotados devido ao uso de Ivermectina.


Fonte: Correction: Virus Outbreak-Mississippi Story | Mississippi News | US News (archive.is)

Para além disso, foi muito notada e criticada a ausência de um desmentido da notícia e a sua manutenção no Twitter, muito tempo depois de se ter revelado sem qualquer fundamento e ter sido desmentida por outros média e pela própria Associated Press.


Fonte: Rachel Maddow MSNBC on Twitter: “”Patients overdosing on ivermectin backing up rural Oklahoma hospitals, ambulances” “‘The scariest one I’ve heard of and seen is people coming in with vision loss,’ he said.” https://t.co/P909GtxBQZ” (archive.is)

Notícias falsas sobre o conluio entre Trump e a Rússia

Muitos outros exemplos de informação pouco fiável deste média, considerado muito enviesado à esquerda, dizem respeito a assuntos político-partidários, nomeadamente envolvendo Donald Trump.

Um dos grandes cavalos de batalha de Maddow e da MSNBC foi mesmo o suposto conluio entre Trump e a Rússia.

Apesar dessa “teoria de conspiração” ter corrido mundo, veio-se a revelar falsa e a investigação concluiu que opositores políticos ligados a Hilary Clinton e ao partido democrático terão sido a fonte de informações que alimentaram o caso.

CNN corta discurso de Trump

Também outros canais cortaram o discurso de vitória de Trump, apesar de terem transmitido o discurso do governador DeSantis, que ficou num distante segundo lugar.

O caso mais notado foi o da CNN, que começou a apresentar o discurso do candidato, mas passou a emissão para o estúdio, onde um pivot do canal começou por dizer que “os participantes nas “caucus” acreditam na mentira”.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.