Skip to content

Desinformação no canal NOW: comentador apresenta vídeo de 2014 como se fosse da semana passada

Num noticiário do canal NOW, na passada sexta-feira, o comentador Ireneu Teixeira mostrou um vídeo em que, na Fox News, uma ex-juíza e apresentadora americana exclamava “Bomb them! [bombardeiem-nos!]” repetidas vezes – interpretando-o como uma intenção dos EUA de bombardear a Rússia. No entanto, é falso que, como afirmou o comentador, o vídeo tenha sido transmitido no dia anterior e que os apelos da apresentadora tivessem como alvo os russos. Na verdade, as declarações datam de 2014, e visavam o Estado Islâmico. Esta não é a primeira vez que Ireneu Teixeira, antigo jornalista desportivo e casado com uma cidadã ucraniana, tem espalhado desinformação sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Recentemente, alegou no mesmo canal que 30% da população russa nunca tinha visto sanitas e eletrodomésticos. 

Enquanto comentava a guerra da Ucrânia no noticiário do canal NOW, na passada sexta-feira, o ‘comentador’ Ireneu Teixeira argumentou que os Estados Unidos vão manter a firmeza com a Rússia, e mostrou um vídeo onde Jeanine Pirro, uma ex-juíza e apresentadora de televisão americana na Fox News, faz um apelo repetidas vezes: “bombardeiem-nos!”. No entanto, Jeanine Pirro apelava a ‘bombardeamentos’ contra o Estado Islâmico, e o vídeo data de 2014 – ao contrário do que alegou Ireneu Teixeira, dizendo que os apelos eram do dia anterior (21 de novembro). 

Enquanto o vídeo era transmitido aos telespectadores, o comentador ia explicando a que se referia a apresentadora. 

“Isto é na Fox News. O que ela está a dizer é: vão aos russos, façam ataques aéreos, e bombardeiem-nos sem parar. E continuem a bombardear, porque esta é a resposta que tem de ser dada aos russos. Isto vindo da Fox News tem a importância que tem, como nós sabemos. A Fox News tem uma ligação muito próxima a Donald Trump. Para isto ser dito, boca-cheia, e com esta atitude tão clara e convicção… Bom. Eu aqui até fiquei surpreso desta reação norte-americana, a dizer “bem, resolvam a questão, bombardeiem os russos e acabou”. Coitados dos russos…” 

Em seguida, quando a jornalista do NOW, Janete Frazão, questionou se Jeanine Pirro seria uma comentadora, pivô ou jornalista, Ireneu Teixeira não soube responder. “Eu não sei se ela é comentadora ou se é pivô, mas eu creio que seja comentadora”, afirmou. E logo o comentador prosseguiu com as (infundadas) considerações sobre o vídeo. 

“Isto é de ontem. E obviamente que os ucranianos disseram “muito bem!”. Porque a verdade é que os ucranianos estão muito receosos com aquilo que Trump pode vir a fazer.” 

Porém, na verdade, o vídeo foi publicado no Youtube há mais de 10 anos; mais concretamente, a 22 de junho de 2014.  De facto, a versão que está disponível naquela rede social tem quase 12 minutos, mas apenas alguns segundos foram transmitidos enquanto Ireneu Teixeira dissertava sobre aquela que considera ser a posição americana em relação ao Kremlin. No excerto apresentado, que foi completamente descontextualizado, apenas se consegue ouvir a apresentadora Jeanine Pirro a exclamar “Bomb them! Bomb them!”. 

Antes de pedir à produção do NOW que apresentasse o ‘vídeo’, Ireneu Teixeira emitiu ainda a sua opinião sobre a Fox News em jeito de introdução. “Eu queria só deixar aqui um vídeo da Fox News, porque a Fow News é o canal que está mais ligado diretamente à propaganda”, comentou com a jornalista Janete Frazão. 

O The Blind Spot tentou contactar Ireneu Teixeira, mas sem sucesso.

Reeincidente na desinformação 

Antigo jornalista desportivo – no site da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista não consta atualmente nenhuma carteira ativa com o seu nome –, Ireneu Teixeira tem aparecido como “comentador” nos últimos anos, surgindo com alguma frequência a falar sobre a guerra da Ucrânia na CNN e, mais recentemente, na NOW (da CMTV).  

E esta não é a primeira vez que o comentador debita informações com pouca substância. Como foi notado por internautas nas redes sociais, e inclusive, pelo jornalista Bruno Carvalho, ainda este mês Ireneu Teixeira afirmou que 30% da população russa nunca tinha visto uma casa-de-banho nem tinha tido acesso a eletrodomésticos. De recordar que o comentador é casado com uma cidadã ucraniana, tendo participado em algumas reportagens na Ucrânia desde que a guerra começou. 

Fontes: Judge Jeanine Pirro Opening Statement – America In Danger – What Should We Do About Iraq?

Ver também:

RTP exibiu imagens falsas sobre a Ucrânia – The Blind Spot

CNN Portugal oculta utilização de imagens falsas sobre a guerra na Ucrânia  – The Blind Spot 

Meios de comunicação social portugueses difundem notícia falsa – The Blind Spot 

Alexandra Leitão profere afirmações infundadas sobre Trump, e recusa retificar – The Blind Spot

Imprensa mainstream portuguesa mantém notícias falsas sobre falta de oxigénio durante a covid-19 – The Blind Spot

Imprensa inventa poupança de 245 milhões com mais vacinas citando estudo inexistente – The Blind Spot 

Jornal Expresso divulga informação falsa sobre máscaras – The Blind Spot 

RTP passa imagens antigas da Croácia como sendo direto de comemorações das presidenciais brasileiras – The Blind Spot 

SIC repete fórmula de fake news – The Blind Spot 

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.