Skip to content

A Guerra dos Mundos | Ep. 3 À conversa com o Prof Dr Pedro Caldeira | O BRASIL – A EDUCAÇÃO PÓS 2020

À conversa com o Professor Doutor Pedro Caldeira | O BRASIL – A EDUCAÇÃO PÓS 2020

Neste episódio, O Brasil – A Educação pós 2020, iniciamos também uma nova colaboração com o Professor Pedro Caldeira. O tema central das nossas conversas versará sobretudo psicologia e a educação como política pública, onde pretendemos explorar as tendências em curso no mundo e suas implicações nos direitos, liberdades e garantias do cidadão.

A Agenda da Nova Ordem Mundial, também conhecida como “O Grande Reset”, foi exposta publicamente no verão de 2020. Era tempo de um novo reset, como Klaus Schawb anunciou. Importa pois, analisar com detalhe os setores das políticas públicas à luz desta nova conceção de um mundo que, na realidade, é apenas uma proposta. Não é única nem é inevitável, apesar da perceção estar a ser moldada no sentido inverso.

Em face de uma tendência que pretende ser hegemónica, e relativamente ao Brasil, vamos abordar a educação nesta neo-tendência pós 2020: área de oportunidade ou degradação?

A tendência que se tem vindo a desenhar não remonta a 2019. John Taylor Gatto foi um dos primeiros especialistas da educação a lançar o alerta sobre uma nova tendência que ia emergindo nos EUA a partir dos anos 80, e a qual denominou como o “emburrecimento da América”. Na mesma década, o experiente filósofo Alain Bloom, que escreveu outro livro que ficou para a História – a Cultura Inculta. Um ensaio sobre o declínio da cultura geral. – também apontava, com séria preocupação, o estado geral da educação nos EUA. Ora, bastaram duas décadas para a tendência do “emburrecimento” chegar à Europa. Situação esta que foi agravada com as dificuldades decorrentes pós 2020 …

No momento atual, o Brasil tem captado cada vez mais a atenção do mundo, num misto de espanto e incredulidade sobre o grau de censura em que vive. Será o Brasil uma democracia? Pedro Caldeira, numa conversa franca e sem censura, aborda a outros ângulos de análise e com frontalidade expõe a gestão da educação pós-2020 na universidade. E denuncia um “anticristianismo explícito”, que se traduz num clima de perseguição aos alunos que se assumam cristãos nas universidades federais – por parte de colegas e também professores. E a liberdade académica que deveria existir? É apenas para aqueles que se posicionem ideologicamente ‘esquerda’; quem estiver à ‘direita’, tem de se autocensurar.

SOBRE O CONVIDADO

Pedro Caldeira, Licenciado em Psicologia Educacional, é mestre e doutor em Gestão de Informação. Com extensa atividade de docência e investigação em Portugal, é atualmente professor universitário na Universidade Federal do Triãngulo Mineiro (Uberaba/Minas Gerais). Produção científica na área da Psicologia e Educação, tendo escrito livros como: Psicologia Cognitiva: um laboratório simples. Climepsi. 2007. (com Aristides Ferreira); Era uma vez uma floresta portátil. 2017. Editora Rolimã.( comAna Paula Bossier); Como Alice sabia quem era John Wayne: Manual de Cinema em Família. Editora CRV. 2023. (com Ana Paula Bossier); e também Regras e Concepção para a Escrita Científica. Climepsi. 2007.

SOBRE A SÉRIE

A Guerra dos Mundos é um podcast quinzenal do jornal online The Blind Spot. A equipa, por Mónica Rodrigues, Sub-diretora do jornal The Blind Spot, e Pedro Quartin Graça, Professor Universitário, Jurista e ex-Deputado, apresenta temas difíceis e frequentemente ignorados nas áreas social, economia e política, assim como as implicações geoestratégicas num mundo em poli-crises. O que vem a seguir? Acompanhe-nos já nos próximos episódios, num ambiente distendido e bem-humorado.

Assista ao episódio completo:

Podcast “A Guerra dos Mundos” no Youtube aqui.

Subscreva o canal de YouTube do The Blind Spot.

Apoie o jornalismo independente >> https://theblindspot.pt/assinaturas/

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.