Skip to content

Colégio de Psicólogos do Ontário exige a reeducação de Peterson

O Tribunal de Ontário rejeitou o apelo de Jordan Peterson e confirmou a decisão do Colégio de Psicólogos de Ontário, que obrigava o autor canadiano a frequentar um curso sobre comunicação pública nas redes sociais, sob pena de perda da licença profissional. O processo iniciou-se quando o psicólogo teve as suas publicações e afirmações públicas “investigadas” após a acusação de ser pouco inclusivo e de constituir um “risco público”.

O Tribunal de Ontário acaba de confirmar a determinação do Colegio de Psicologos de Ontário, relativamente à frequência de um programa sobre comunicação pública por Jordan Peterson, e para poder continuar a exercer a sua profissão.

Numa entrevista concedida à CBC News, Peterson disse que cumprirá o veredicto do Tribunal e, nas suas palavras, “Vou cumprir os regulamentos, mas não o vou fazer em segredo… E a razão pela qual não o farei em segredo é porque não acredito que tenha feito nada de errado.”.

O Colégio de Psicólogos de Ontário, no passado mês de novembro, tinha determinado que Jordan deveria frequentar um programa de coaching sobre informação pública de modo a evitar perder a licença profissional. Esta deliberação surgia depois de aquele organismo ter recebido várias queixas sobres as opiniões públicas manifestadas pelo psicólogo canadiano, e depois de ter concluído que tinha havido uma quebra na conduta profissional do psicólogo.

A liberdade para pensar ou pensamento vigiado?

Desde 2018 que o psicólogo canadiano tinha vindo a exprimir a sua opinião crítica quanto à denominada cultura liberal nas redes sociais, em temas tão diversificados como a mudança climática ou a transição de género. Contudo, desde o início, tinham surgido queixas dirigidas ao Colégio dos Piscólogos de Ontario, acusando Jordan de falta de profissionalismo, do uso de linguagem pouco inclusiva, podendo isso constituir um “risco público moderado”.

A guerra ainda mal começou”

Num episódio recente no programa “Fox & Friends”, Jordan Peterson avisou que não concorda com a condenação e vai cumpri-la. Contudo, vai continuar a luta porque, como afirmou, “tenho tempo e recursos para travar esta batalha e não estou dependente da minha licença para a minha estabilidade financeira e o sustento da minha família.”.

Liberdade de Pensamento não é o que o Jordan Peterson pensa

A condenação de Peterson suscitou um debate nacional relativamente à liberdade de expressão. Max Fawcet, num artigo publicado no Canada’s National Oberver chama a atenção para o seguinte, ao afirmar que “(…) Peterson tem razão numa coisa: isto não tem nada a ver com ele. O que está em causa é o nosso entendimento coletivo dos direitos de liberdade de expressão e a forma como funcionam no Canadá, um entendimento que os conservadores parecem determinados a misturar e confundir com a abordagem americana”. E acrescenta ainda que “Não existe, por exemplo, qualquer garantia de liberdade de expressão na Constituição do Canadá. O Canadá salvaguarda a “liberdade de expressão”, mas pondera-a em relação aos direitos dos outros canadianos. No Canadá, não existem direitos absolutos ou inatacáveis, como o esclarece a Secção 1 da nossa Carta. Em vez disso, esses direitos estão “sujeitos apenas a limites razoáveis prescritos por lei que possam ser comprovadamente justificados numa sociedade livre e democrática.”.

Origem do processo

Em 2022, foram apresentadas um conjunto de queixas em relação a Peterson, nomeadamente, devido à sua posição sobre as medidas restritivas anti covid e à sua participação no podcast do Joe Rogan.

Foi feita uma ampla análise dos seus tweets e anotadas preocupações, como por exemplo:

– Referir-se a Catherine McKenney (conselheira municipal de Otava), como uma “terrível moralizadora hipócrita”;

– Referir-se ao antigo secretário principal do primeiro-ministro Justin Trudeau, como desprezível (prik);

– Responder a uma capa da Sports Illustrated de uma modelo plus size, com: “Sorry. Não é bonita. E nenhuma quantidade de tolerância autoritária vai mudar isso”.

Referências:

Court dismisses Jordan Peterson’s request to challenge order he undergo media training | CBC News

Dr. Jordan Peterson defiant after court mandates social media training: ‘The goal is to take my license’ | Fox News

Dr. Jordan Peterson: I’ve been sentenced to re-education and I’ll fight back (youtube.com)

Free speech isn’t what Jordan Peterson thinks it is | Canada’s National Observer: Climate News

Jordan Peterson Returns To Twitter, Immediately Demands The Site Censor Anonymous Trolls (forbes.com)

Ontario court rules against Jordan Peterson, upholds social media training order | CBC News

Jordan Peterson is being disciplined for his tweets. Why some say that raises free speech issues | CBC News

Ver também:

A ideologia de género ou o género da ideologia? – The Blind Spot

O Digital Services Act na União Europeia: combate à desinformação ou censura encapotada? – The Blind Spot

Mundial do Catar – a hipocrisia woke em todo o seu esplendor – The Blind Spot

O wokismo conseguiu mudar a bandeira nacional – The Blind Spot

O dia em que Barbie conheceu Saul Alinsky … mas não conheceu Sartori – The Blind Spot

GUERRAS CULTURAIS – CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ E A AMEAÇA DO WOKISMO – The Blind Spot

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.