Skip to content

Meta coloca aviso de informações falsas em publicação comprovadamente verdadeira

A censura de informações verdadeiras pelas grandes redes sociais continua a ser uma realidade. Desta vez, o Meta, dono do Facebook e do Instagram, colocou um aviso de “informações falsas” numa publicação verdadeira do TBS. O expediente foi, mais uma vez, desmentir a conclusão de uma utilizadora do Instagram (com 34 seguidores) sobre um vídeo de Bill Gates e associar esse fact check à nossa publicação. Ora, nunca partilhámos esse vídeo nem referimos nenhumas das conclusões consideradas falsas. Todas as informações que divulgamos, no resumo ou no artigo, estão suportadas pelas fontes originais e nunca foram sujeitas a qualquer desmentido.

Uma publicação nas redes sociais que divulga um artigo de investigação teve a sua imagem de capa censurada. Em sua substituição foi colocado um aviso de “informações falsas”, supostamente apuradas por verificadores de factos independentes.

Ora entrando no link da verificação de factos, verificamos facilmente que o que é desmentido nada tem a ver com o conteúdo do nosso artigo.

O verificador de factos de nome Check Your Fact, centra-se num vídeo de Bill Gates a falar sobre o retorno do investimento em vacinas e na conclusão, de uma desconhecida com 34 seguidores no Instagram, de que ele admite lucros de 200 milhões com as mesmas.

Ora nada disso é referido no nosso artigo, que é exclusivo para assinantes, nem no seu resumo divulgado nas redes sociais. Apesar de ser um artigo de análise, as afirmações são sustentadas por links para as fontes originais da informação.

Em momento algum é referido esse vídeo, nem tão pouco qualquer estimativa de lucros que o multimilionário possa ter tido com investimentos em vacinas. Até porque, muita informação financeira sobre o magnata e sobre os seus investimentos pessoais não é pública.

Censura da imagem

Ao removermos a imagem usada do Facebook, o aviso desapareceu, o que sugere que a censura estaria ligada à imagem e que quem a publicasse receberia o aviso.

No entanto, a imagem nada tem a ver com o vídeo. É uma imagem de utilização livre, partilhada pelas Nações Unidas e que mostra Bill Gates a promover a vacinação.

Fonte: bill gates vaccines – Yahoo Image Search Results
Fonte: Press Conference – Margaret Chan & Bill Gates | Bill Gates, … | Flickr

Reclamação

Ao contrário do Facebook, no Instagram não é possível substituir a imagem sem remover a publicação. Por uma questão de princípio, não removeremos o post, apesar da referência a informações falsas, essa sim, totalmente falsa.

Estamos neste momento a estudar formas de reclamar deste tipo de atuação inaceitável, que mais uma vez lesa quem partilha informações verdadeiras e comprovadas e “desinforma” o público em geral, precisamente pelos que se arrogam seus defensores.

Referências:

Regulador que omitiu efeitos adversos de vacinas Covid recebeu 4,2 milhões da fundação Gates – The Blind Spot

FACT CHECK: Did Bill Gates Admit To Profiting $200 Billion From Vaccines? | Check Your Fact

Ver também:

Facebook censura The Blind Spot durante seis horas – The Blind Spot

Antiga política do Twitter suportava censura de afirmações verdadeiras – The Blind Spot

Censura científica no Facebook com base em erros e omissões de dois fact checkers – The Blind Spot

Redes sociais censuraram notícias de investigação do FBI ao filho de Joe Biden – The Blind Spot

Tribunal Federal dos EUA nega a grandes tecnológicas o direito de censurar opiniões  – The Blind Spot

BMJ denuncia política de censura dos fact-checkers do Facebook – The Blind Spot

Cofundador Wikipédia: Empresa censura e faz propaganda – The Blind Spot

Facebook deixa de proibir notícias sobre origem do Covid, mas mantém censura a outros dados que considere falsos – The Blind Spot

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.